Partenon


A Sociedade Partenon Literário é a mais antiga entidade literária do estado, fundada em 1868, portanto alguns anos antes da Academia Brasileira de Letras. Ela teve o mérito de reunir os nossos maiores intelectuais, nomes como Apolinário Porto Alegre, Caldre e Fião, Aurélio Bitencourt, Aquiles Porto Alegre, Luciana de Abreu, Múcio Teixeira, Amália Figueiroa e muitos outros que hoje são nomes de Ruas em Porto Alegre.

Na sua 1ª fase a instituição durou até o ano de 1886 quando não se teve mais notícias sobre suas atividades. Mas em 1997 um grupo de intelectuais e simpatizantes da causa literária começou a se reunir visando o restabelecimento desta associação, considerada o símbolo da literatura gaúcha.

Atualmente, o Partenon Literário continua ativo, agregou muitos sócios, que hoje totalizam cento e setenta e cinco. Publicou várias antologias, que hoje somam doze volumes. Realizou palestras memoráveis ministradas por grandes autores como Moacyr Scliar e Sandra Pesavento. Também promoveu exposições que fizeram sucesso na Câmara de Vereadores de Porto Alegre como a exposição “Os Irmãos Porto Alegre”.

Enfim, são ações que nos orgulham como membros desta entidade que deu uma contribuição significativa para a formatação da verdadeira literatura gaúcha. E que servem de exemplo para todos aqueles que se dedicam à literatura e pensam em transformar o mundo com seus textos.

Somos membros do Partenon Literário sim, com muito orgulho. Mas acima de tudo somos defensores e cultores da verdadeira literatura, aquela que transforma, aquela que agrega e nos faz sonhar permanentemente com uma maior valorização dos escritores da nossa terra, que jamais abdicaram do ideal de escreverem e serem lidos pelo grande público.

Presidente Benedito Saldanha